Em compensação... felicidade é mato aqui!
Este Natal passaremos em família, na casa da minha mãe.
Cada um faz um prato... o meu é arroz natalino, e junto levarei um molho #SuperDili para acompanhar o Peru (gente, eu não sou muito fã de comida seca... rs).
Para tanto, como levarei de casa pronto (com meus temperos e feito no meu caldeirão... hahah), não pode parecer à parte. Tem que ser uma coisa só! Peru... com molho de peru...
Bom... bora conhecer minha receita (e aceito pitacos viu!)...
Vou usar:
3 cebolas médias cortadas em 4
5 dentes de alho amassados
2 talos de salsão cortados em pedaços
2 colheres de manteiga
3 colheres de farinha de trigo
Alecrim fresco
1 coxa de peru2 folhas de Louro
3 cravos da Índia
3 colheres de chá de vinagre de vinho branco
3 colheres de farinha de trigo
Raspas de 1 tangerina ou laranja
Boralá!
Aqueça a panela de pressão e doure a cebola com o alho e o salsão num fio de óleo.
Dourada rápida... acrescente a coxa de peru (pode ser miúdos que acompanham o peru também... eu comprei coxa pois era o que tinha no mercado e o peru já está na casa da minha mãe), o louro, alecrim e os cravos, cubra com o máximo de água que couber na panela (mínimo 1,5 litros por favor! Hahah) e deixe a panela no fogo. Pegando pressão, deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora e meia.
Passando este tempo, tire da pressão.
Noutra panela (grande, tem que caber o caldo da pressão), derreta a manteiga e junte o trigo, mexendo bem com uma colher de pau por 3 minutos em fogo médio. Retire do fogo e junte o caldo da panela de pressão de uma vez (separe a coxa do peru, desfie ou processe e inclua na panela). Deixe cozinhar neste processo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, em fogo médio (irá engrossar, fique de olho, talvez precise de menos tempo).
Neste ponto, desligo, transfiro para o recipiente que levarei para a casa da minha mãe, preferencialmente de vidro e com tampa.
Ele já estará reduzido e ecorpado!!!
Lá terminarei o processo, que é bem rápido.
Leve à uma panela o líquido, deixe aquecer. Acrescente o vinagre de vinho branco (como será aquecido próximo ao servir a ceia, pode ser acrescentado aquele caldinho que fica no fundo da assadeira do peru... hummmmmmmm) e deixo ferver/esquentar por 2 minutos. Junto então as raspas da tangerina ou laranja, verifico o sal, pitadinha de pimenta do reino e... prontinho!
Deve ser servido beeeem quente ok!
Prontinho... molho delicioso, encorpado e muito saboroso que deixará a ceia deste Natal ainda mais deliciosa!
A foto fico devendo... posto aqui depois da ceia... hahaha
Nenhum comentário:
Postar um comentário